domingo, 20 de setembro de 2009

Os Poderes dos óleos essenciais....


Receitas caseiras

- Para combater cheiro de mofo nos armários, a dica é usar quadradinhos de algodão com sagu, casca de canela, casca de laranja seca e cravo, amarrados como um sachê.
- Outra opção para dar um chega pra lá no mofo é misturar óleo essencial de cedro com lavanda ou combinar os aromas de lemongrass, laranja e lavanda.
- Nas sapateiras, o mais indicado é usar cipreste, cedro ou tea tree. Este último elimina odores e tem ação bactericida.
- De maneira geral, para usar os óleos essenciais, basta pingar algumas gotas em um aromatizador que funciona com uma vela acesa ou plugada na tomada. Assim, o aquecimento difunde o aroma no ambiente aos poucos.
- No mercado, há aromatizadores na forma de varetas de bambu mergulhadas em um frasco com os óleos essenciais. Ou sprays com aromas sintéticos, que reproduzem fragrâncias naturais.
- Se o objetivo é somente perfumar a casa, vale apostar nas velas, sprays sintéticos, incensos, cerâmica e pout-pourri aromatizados, que não têm efeito terapêutico, mas atuam na área sensorial e podem despertar boas lembranças.
Leia mais...
Fonte: Terra

quarta-feira, 16 de setembro de 2009



Mel...
Substâncias encontradas no mel.....

Os principais componentes do mel são os açúcares frutose e glicose, em proporções equivalentes que, juntas, perfazem 70% do total; incluindo a sacarose, maltose (também seus isômeros); dentre outros, dissolvidos em 17-20% de água. Contudo, muitas das características pelas quais o mel é bem conhecido, por exemplo, seu sabor, aroma e cor, são determinadas não por esses componentes principais, mas por outros que estão em quantidades muito pequenas, tais como sais minerais, vitaminas, enzimas, compostos nitrogenados, ácidos e voláteis.
leia mais...

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Sol na medida certa...


Os banhos de sol, nos horários apropriados, são bons porque:
- aumenta a defesa do organismos contra as enfermidades,
- fortalece os ossos;
- facilitam a digestão;
-favorecem o crescimento;
- acalmam o sistema nervoso;
- abrem o apetite;
- melhora a qualidade do sangue.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

;
;

Pitaya pelo Mundo


A Frutas do Dragão

Hylocereus undatus, que cresce no tronco de uma palmeira em Marrocos

Etimologicamente, Hylocereus significa "vela da selva", e que vem da palavra grega "hulos: selva, e do latim" cereus "vela. Hylocereus undatus, mas originário do México e dos Estados Unidos cresce em quase todo o mundo da zona intertropical.
Também é encontrado, embora em menor medida, no Mediterrâneo e Norte da África recentemente encontrado, no exótico Jardim de Mónaco com lindo frutos.
Uma espécies afins, Hylocereus purpusii produz um fruto cuja aparência externa é idêntica.
Selenicereus megalanthus também produz um fruto, mas seu tamanho é um pouco menor e da pele e tecido muscular são amarelos.Originário essencialmente da Colômbia.
Frutas do Dragão normalmente é comido no Caribe, América Central e América do Sul sob a denominação "pitayas" ,na ilha da Reunião é chamado de "Raquette tortue" e temos a certeza que existe na Ásia. É cultivada em grande escala para exportação principalmente para o Vietnam , Tailândia e Israel. A variedade de polpa branca é encontrada com mais freqüência na Europa, muito antes de as variedades de polpa amarela ou vermelha ( espécie da Nicarágua).São como plantas trepadeiras em torno de pólos ou ao longo vertical ramos.
Os morcegos fazem a polinização das flores, enquanto em outros você precisa de um polinização manual, e está usando dois diferentes clones da mesma espécie, como duas espécies diferentes (Hylocereus undatus Hylocereus purpusii e por exemplo).Após a floração um mês mais ou menos podemos fazer a colheita das frutas.
Frutas do Dragão, quase desconhecido no Europa por fazer cerca de dez anos, torna-se cada vez mais presentes especialmente durante os feriados de Natal e depois de um ano nas prateleiras de frutas exóticas em supermercados e lojas especializadas nessas frutas .
Também podemos usá-lo para fazer deliciosos sorvetes. Devemos acrescentar que fruta do dragão é rica em vitamina C, fibras e minerais.
É uma fruta muito deliciosa e refrescante.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

;

Pitaya - Fruta exótica

Pitaya - Fruta exótica

quarta-feira, 2 de setembro de 2009


óleo essencial de Nardo,

Nardo é uma planta aromática que pode ser cultivada e dela se retira o óleo essencial de nardo empregados na indústria de perfumaria, cosmeticos, também usado para unção em várias religiões pelo fato de que o seu nome está na Bíblia que a essência de nardo foi usado por Jesus.


Nome científico: Polianthes tuberosa
Nome comum: Nardo, Vara de São José ou nardos
Família: Amaryllidaceae (Amarilidáceas)
Originária da Ásia.
;
Ocorreu um erro neste gadget