quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Abelhas Nativas...e a natureza...


As abelhas trabalham em comunidade e produzem o mel que é um alimento muito saudável. Existem muitos tipos de abelhas e também espécies que não tem ferrão, se tornando mais fácil o manuseio das colméias.Um deles é este sobre as abelhas (condomínio de abelhas) sem ferrão, como que elas se organizam, produzem, alimentação, colmeias e outros dados importantes.

Condomínio de abelhas:

Várias colméias em pleno processo produtivo de mel. O local tem o objetivo de educar e difundir a criação de abelhas nativas sem ferrão. As abelhas da Amazônia são conhecidas como ABELHAS INDÍGENAS SEM FERRÃO. Esse nome é dado porque elas tem o ferrão atrofiado e por isso não podem aferroar. As abelhas se alimentam de produtos obtidos nas flores. Elas coletam o néctar das flores e o transformam em mel. Essealimento é Guardado em pequenos potes dentro da colméia, sendo que o mel e o pólen estão em lugares diferentes. Criar ABELHAS SEM FERRÃO é muito importante porque elas ajudam a polinizar as plantas. Isto quer dizer que elas ajudam a multiplicar milhares de plantas. Essa polinização se dá ao coletarem o néctar e o pólen de flor em flor. As ABELHAS SEM FERRÃO estão ameaçadas de desaparecer porque está havendo muito desmatamento, destruindo assim suas colônias. As pessoas não sabem que ao desmatar elas também estão destruindo inúmeras espécies de abelhas de grande valor, tanto para a natureza quanto para as próprias pessoas. CURIOSIDADES No Condomínio das Abelhas temos aproximadamente 40 colméias (dependendo da época esse número altera,) de 6 espécies diferentes de abelhas: Uruçu Boca de Renda: chama-se assim porque a entrada da colméia parece uma renda. Uruçu Boca de Ralo: chama-se assim porque a entrada parece um sifão. Nessa entrada só entra uma abelha (as operárias) por vez . Jupará: a entrada é protegida sempre por 3 abelhinhas – as operárias- e não deixam ninguém entrar. Moça Branca: é uma abelha muito pequena. O seu mel é bem denso, parece um melaço, tipo xarope escuro. O ninho da colméia parece um cacho de uva . Torce Cabelo: essas abelhas têm um jeito muito especial de afastar os intrusos que se aproximam de sua colméia: grudam-se no cabelo das pessoas. Pé de Pau: são as chamadas ABELHAS FEDIDAS. Sua colméia tem uma entrada maior, parece um sapinho. Essas abelhas não são muito recomendadas porque elas pegam os excrementos dos bichos e das pessoas (fezes) para proteger a colméia e ao fazer o mel elas acabam por contaminá-Io. Elas usam o cheiro do excremento para ficar livres dos predadores Por isso, perto dessas colméias, podemos sentir um cheirinho desagradável.

ALIMENTO DAS ABELHAS NO BOSQUE No Bosque não temos muitas árvores com flores e por isso as abelhas não têm muito alimento. Os pesquisadores precisam dar um alimento artificial para elas ficarem fortinhas e sobreviverem. Esse alimento é dado uma vez por semana. A receita desse alimento é a seguinte:

Um litro de água fervida.

Um quilo de açúcar

3 pitadas de sal

1 colher (de chá) de vinagre

vitamina em pó

Esse alimento é servido em copinhos de café que se coloca na parte de cima da colméia. Para que as abelhas não caiam no copinho cheio de alimento, os pesquisadores cobrem o líquido com vários raminhos. Assim elas podem pousar nos raminhos e sugar o alimento.

LIMPEZA DAS COLMÉIAS As abelhas são muito higiênicas. Elas têm um compartimento onde depositam tudo o que é sujo ou perigoso para o desenvolvimento delas, esse lugar é conhecido como LIXEIRA. Quando entra um inseto na colméia as abelhas o MUMIFICAM com própolis. O própolis é uma resina que retiram das árvores e misturam com a saliva para fechar os buracos da colméia além de mumificar os insetos que entram na colméia.

Fonte e mais informaçães:

Bosque.inpa.gov.br

Um comentário:

  1. Amigo,
    muito boa essa postagem sobre abelhas nativas....
    Eu sou um defensor da meliponicultura,e sempre estou pesquisando novas matérias,e achei seu blog muito bom,parabéns...

    Abraço.
    Paulo Romero.
    Meliponário Braz.
    João Pessoa,PB.

    ResponderExcluir